curiosidades 

 
início língua azul? saiba por que.

    

     O Chow chow e o Shar-pei ambos demonstrados respectivamente nas fotos abaixo, possuem a língua azul, esta característica não tem uma explicação óbvia ou concreta, mas tem algumas hipóteses e lendas que falaremos a seguir.

 
Voltar  
   

   

 

     De acordo com os chineses, diz a lenda que:

 

 

 

     "Durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um chow chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e ficou com a boca azul."

 
     

     A hipótese mais aceitável é que o "amigdepatas" chow chow seja uma das raças de cães mais antigas do mundo e o shar-pei seu descendente.

     O chow chow é originário da Mongólia, e lá existe ursos que possuem língua azul semelhante os mesmos, como o Urso da Manchúria e o Urso Azul do Tibet, este ultimo também tem em comum o focinho curto e o corpo quadrado.

 

Urso Azul do Tibet

 

 

     Alem disto, o chow chow possui 44 dentes de leites quando jovem e alguns ficam com 42 dentes fixos quando adultos; os demais cães possuem sempre 42 dentes. Os ursos por sua vez, possuem entre 44 e 46 dentes. O sistema digestivo desta raça também possuem diferenças dos demais caninos.

     Devido a estas semelhanças acredita-se que a origem ao Chow chow se dá devido a missigenação de um animal chamado Simicyon de tamanho variando entre a raposa e um pequeno urso com animais locais. O Simicyon seria descendente de um Hemicyon que era animal intermediário entre o Cynoelesmus - "pai" dos demais cães e o Daphoneus - antecessor direto dos ursos modernos.