curiosidades 

início andar sobre os dedos?

     Por esta você não esperava não é? Mas é isto mesmo, tanto os cães quanto os gatos andam sobre os dedos e não sobre a planta dos pés como nós humanos.

     Abaixo mostraremos os esqueletos dos cães e gatos, observe seus membros anteriores e posteriores, seus nomes e a localização dos dedos (falanges).

Voltar
 

     Nos esqueletos acima podemos observar os ossos das patas de ambos animais, onde nos membros anteriores temos: Carpo (pulso), Metacarpo (mão), Falanges (dedos) e nos membros posteriores: Tarso (calcanhar), Metatarso (pé) e Falanges (dedos).

 

    

     No esqueleto humano ao lado podemos observar que temos os mesmo ossos que os animais (salvo exceções), mas com algumas diferenças relacionadas as posições.

 

     Observem que os ossos que compõe as nossas mãos e pés são os mesmos dos membros dos cães e gatos.

 

     Agora reparem onde fica os dedos dos animais e onde fica seu pulso (carpo) e calcanhar (tarso).

     Portando realmente os animais andam sobre os dedos e não sobre a palma das mãos e dos pés como nós ao andarmos como quadrúpedes.

     O site se detém a pequenos animais (cães e gatos), mas tem outros animais ainda mais curiosos, como por exemplo, os bovinos (vacas, ovelhas, cabras...) que andam sobre dois dedos apenas e os equínos (cavalos) são ainda mais curiosos, andam somente sobre um único dedo. Acreditem!

 

     Então como vimos o nosso "amigdepatas" apresenta muitas semelhanças a nós, relacionando-se com os ossos, e que realmente andam sobre os dedos e não sobre os pés e mãos como imaginávamos.