curiosidades 

 
início terceira pálpebra

     Os cães e gatos apresentam três pálpebras (superior, inferior e a terceira pálpebra), que tem como função a proteção ocular. A terceira pálpebra (foto e ilustração demonstrando-a pela letra "A") consiste de uma estrutura triangular localizada internamente, no canto nasal do olho. Além da proteção atua também na secreção e distribuição da lágrima.

     Na base da terceira pálpebra localiza-se a glândula da terceira pálpebra. Esta glândula auxilia na lubrificação do olho produzindo juntamente com as glândulas lacrimais o filme lacrimal (lágrima), devido a isto devemos preservá-la ao máximo.

 
Voltar  
   
 
 
   

     Temos algumas patologias relacionadas com esta estrutura, onde uma das principais é o prolapso da glândula da terceira pálpebra, causando o chamado "olho de cereja" (cherry eye).

 

     Ao lado ilustramos um felino apresentando o "olho de cereja" unilateral (a direita) e a terceira pálpebra normal (esquerda), veja a diferença delas. Para mais informações sobre esta patologia clique aqui.

     Algumas raças apresentam predisposição a esta patologia, como é o caso dos Sharpeis, Cocker Spaniel, Bulldog Inglês e o Mastiff.

   
 

     Observe o seu "amigdepatas" qualquer duvida entre em contato com o seu médico veterinário de confiança.