dicas importantes 

 
início como escovar os dentes?

     É muito importante escovar os dentes do nosso "amigdepatas", a escovação deve ser diária, som este procedimento prevenimos inúmeras doenças como as doenças periodontais (gengivite, periodontite) o tártaro e o mau-hálito que são explicadas separadamente clicando em cada uma delas. Se seu animal já apresenta o acúmulo de tártaro (placa bacteriana) nos dentes, a escovação não vai fazer a sua remoção, para isto é necessário levar seu animal a um veterinário para que seja feita a limpeza de tártaro para posterior prevenção com a escovação.

 

 
Voltar  
   

 

 

     Para o nosso animalzinho aceitar a escovação dos dentes, e necessário muita paciência e determinação da nossa parte. Portanto destine alguns minutos do seu dia para este processo, dentro de um mês a maioria dos animais aceitam tal manipulação.

     Escolha um local tranquilo e confortável em sua casa para iniciar este aprendizado, faça deste momento uma situação agradável e não uma tortura.

Primeira Semana:

     Comece fazendo carinho nele enquanto passa o seu dedo indicador pela gengiva do seu cão ou gato. Filhotes costumam estranhar, mas logo se acostumam. Lembre-se a chave de qualquer treinamento ou condicionamento está em uma só palavra: persistência.

      Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos se ele permitir que você passe o dedo em sua gengiva e dentes.

 

Segunda Semana:

     Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

 

Terceira Semana:

     Compre um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação ou pasta dental específica para cães e gatos (nunca use pasta humana pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos, já que estes não cospem) para que acostumem com o gosto.

     Embeba a gaze neste líquido ou pasta e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear. Repetindo 2x/dia por uma semana.

 

Quarta Semana:

     Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias ou por uma dedeira (demonstrados abaixo) e repita a rotina de carinho, escovação, carinho e passeio diariamente por uma semana.

 

 

 

    

     Dentes de cães e gatos devem ser escovados diariamente, após o jantar, ou no mínimo três vezes por semana, retirando-lhes as sujidades. Neste sentido deve-se utilizar escovas específicas para cães, ou pediátricas, que não machucam a boca.

     Atenção especial deve-se dar aos dentes do fundo, os molares e pré molares, e à região em que os dentes se articulam com as gengivas (o suco gengival), evitando-lhes as placas dentárias (tártaro). Igualmente deve-se escovar a língua.

     Um bom auxiliar, que complementa a escovação é o fornecimento de materiais duros para a mastigação (ração seca, ossos de bovinos ou de couro). A mastigação, além de auxiliar na limpeza terá aqui o efeito de exercício para os dentes, que da mesma forma que nosso coração, ou nossos músculos, também precisam de um treinamento adequado para ficarem saudáveis.

     Inicie a treinar seus amiguinhos de patas e rabo limpando apenas o sorriso (dentes incisivos, ou frontais). Vagarosamente vá aprofundando a escovação para o sentido do fundo da boca. Nunca ralhe com seu cãozinho ou o castigue na hora da escovação, esta será uma hora de apenas expressar seu amor, carinho e paciência. A partir daí faça disto um hábito, repetindo diariamente.

     Portanto para a saúde do seu "amigdepatas" é necessária a escovação diária e a utilização de produtos específicos para eles, para maiores informações sobre produtos que poderão ser utilizados, entre em contato com o seu veterinário.

     .