dicas importantes 

 
início mau-hálito, o que fazer?

     Se o seu animal apresenta mau hálito está na hora de procurar um veterinário, assim como nós humanos que precisamos visitar o dentista a pelo menos cada 6 meses, os animais também tem esta necessidade. Podemos afirmar também que os cães e gatos necessitam escovar os dentes diariamente como nós para evitar a formação de tártaro.

     O tártaro é uma placa bacteriana que fica aderida no dente, é acumulado nos dentes dos cães da mesma forma que com que se acumula nos nossos. Quando os cães eram animais selvagens e caçavam seus alimentos, eles mastigavam pêlos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso. Além disso, viviam livres e sem cuidados médicos obedecendo somente às leis da natureza: presa/predador e a lei do mais forte. Ou seja, o tempo médio de vida de um animal era muito menor que hoje e muitos dos problemas ligados ao tempo de vida, como o acúmulo de tártaro, muitas vezes nem chegavam a aparecer. Agora que são animais domésticos, de estimação e possuem donos preocupados com a sua saúde, tornam-se necessários cuidados antes ignorados.

     O acúmulo de tártaro irá desenvolver uma série de doenças orais causando mau hálito, irritação da gengiva (gengivite), e doença periodontal, fazendo com que a gengiva sangre e deixando os dentes frouxos e doloridos.

     Para evitar estas doenças orais, assim como o mau hálito devemos ensinar o nosso "amigdepatas" a aceitar a escovação dos dentes, veja dicas de como fazer isto clicando aqui.

     Quanto ao mau hálito, muitos clientes reclamam de seu animal, relatando que logo após o banho já estão cheirando mau, e relacionam ao banho mau dado pelo profissional. A maioria das vezes ocorre devido o animal se lamber, passando o cheiro do mau hálito para o corpo, ficando fétido. Neste caso, somente a escovação não resolve, é necessário fazer a remoção do tártaro, procure seu médico veterinário de confiança para realizar este procedimento, resolvendo assim este problema. 

 
Voltar  
   

     Portanto para a saúde do seu "amigdepatas" é necessária a escovação diária e a utilização de produtos específicos para eles, para maiores informações sobre produtos que poderão ser utilizados, entre em contato com o seu veterinário.