dicas importantes 

 
início como identificar o sexo dos filhotes?

     Esta é uma dúvida muito comum ao nos depararmos com filhotinhos, principalmente de gatos.

     Os machos e fêmeas caninos por apresentarem os órgãos sexuais em locais distintos não apresentam esta dificuldade. Já nos felinos complica, pois tanto o macho quanto a fêmea apresentam os órgãos na região caudal do corpo, abaixo do rabo. E ai, como fazer para diferenciá-los?

     Primeiramente vamos demonstrar as diferenças nos órgãos sexuais dos machos destas duas espécies. O cachorro apresenta os testículos entre as pernas, pendulares dentro do saco escrotal, no gato encontramo-os logo abaixo do ânus, também dentro do saco escrotal (como mostra a figura a seguir). O pênis também tem diferença nestas duas espécies, o do cão fica aderido ao abdômen e no gato o pênis fica entre as patas traseiras logo abaixo dos testículos.

 

 
Voltar  
   

 
 

     As fêmeas caninas e felinas apresentam a vulva no mesmo lugar, localizadas entre as patas traseiras, suas diferenças são internas.

 

 

 
 

     Como deves ter percebido, o pênis e a vulva dos felinos estão localizados praticamente no mesmo local, então diferenciamo-os através do testículo que fica entre o ânus e o pênis do macho.

 

     Nos filhotes é semelhante a diferenciação, somente um pouco mais dificultosa devido ao fato dos testículos serem imaturos, ainda em desenvolvimento, não visíveis claramente. Demonstramos a comparação entre filhotes felinos abaixo.

 

 

Fêmea

 

Macho

 

     Com esta imagem você não terá mais dúvida ou dificuldades para saber se seu "amigdepatas" é menininho ou menininha. Agora só terá de cuidar da sua alimentação, desvermifugação e vacinação, além de nunca esquecer de lhe dar muito carinho e amor.