dicas importantes 

início como cortar as unhas dos cães e gatos

     As unhas são uma defesa do animal, principalmente dos gatos, mas em alguns casos temos que cortá-las.

     Os felinos apresentam a habilidade de retrair as unhas, o que é muito importante para sua defesa e auxilia na caça, com isso mantém as unhas sempre afiadas. O corte de unha deve ser feito em gatos que ficam em apartamentos, para evitar que afiem-nas na mobília, cortinas e tapetes, para tal existem os "arranhadores", produtos específicos para seu bichano desgastar e satisfazer a vontade de afiá-las. Gatos de vida livre, ou seja, que tem acesso a rua, não devem ter suas garras cortadas, devido a sua utilização como defesa, em  fugas e escaladas.

     Os cães por não terem a habilidade de retração das unhas, acabam promovendo o desgaste natural com o próprio caminhar. Alguns cães que permanecem em pisos lisos (lajotas, madeiras,...) não desgastam as unhas, neste caso devemos cortá-las para que não prejudique o caminhar deste animalzinho.

Voltar
 

      Anatomia das unhas, como podemos observar na figura ao lado, as unhas dos cães e gatos possuem um vaso sanguíneo que a nutre, portanto se cortarmos muito curta, pode ocorrer o sangramento.

     O local para o corte está no limite desta veia, especificado na ilustração com uma linha pontilhada. Alguns cães possuem as unhas pretas (figura abaixo), não sendo possível observar o limite para o corte, nestes casos, devendo-se cortar apenas a pontinha.

Unha de cães claras.

Unha Escura

Unha de Gatos

     Abaixo mostraremos os instrumentos utilizados para o corte de unha, são alicates especializados encontrado em pet shops. O primeiro é para corte de unhas finas, como as de gatos, e o segundo para unhas mais grossas.

    

     Se não conseguir cortar as unhas do seu "amigdepatas" leve-o em lugares especializados (pet shops ou veterinárias), animais que mantêm planinhos de banho e tosa,  geralmente, está incluído o corte de unha.