doenças 

início Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP)

     A picada de pulga é uma das principais causas de alergia em cães e gatos.

     Nossos animais de estimação também têm alergia, e a doença de pele mais freqüente nos cães e gatos são as dermatites alérgicas. Devemos ficar atentos com aquela coceirinha que não deixa os animais sossegados e que também traz muito incômodo para os donos, esta coceira pode ser decorrente de um processo alérgico.

     As principais vilãs dos problemas de alergia nos cães e gatos são as pulgas. A saliva das pulgas contém componentes que irritam a pele dos nossos animais.

Voltar
 

     Na dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) ocorre uma reação cutânea intensa nos cães e gatos hipersensíveis às picadas. Os sintomas se distribuem de forma característica, como demonstrado na ilustração abaixo, pela parte interna da coxa e do abdômen e ao longo da espinha dorsal e dos quartos traseiros (como mostra a figura ao lado - queda de pelo na "garupa" de um cão). Frequentemente o animal perde pêlo e a pele fica vermelha e irritada. Quando o animal permanece muito tempo sem o pêlo, a pele pode mudar sua tonalidade de avermelhada para preta, devido a ação do sol, sem a proteção do pêlo. Em casos mais intensos, os animais apresentam nódulos inchados e com crostas, lesões com pus e placas cutâneas amareladas.

     Animais com esta hipersensibilidade podem ter apenas uma ou duas pulgas que desencadeiam todo o processo que lhes causa uma coceira intensa.

 

 

Locais onde a alergia mais afeta nos respectivos "amigdepatas".

 

     A DAPP é a mais freqüente sendo responsável por mais que 50% dos casos de dermatites. Não há predisposição sexual ou etária, normalmente acometem animais adultos jovens, sendo que a maioria dos casos ocorre entre dois e cinco anos de idade.

     Se for constatada a presença de pulgas, estas devem ser eliminadas, com produtos pulicidas de contato, ou seja, deve-se optar por produtos que eliminem as pulgas antes mesmo que estas se alimentem. Deve-se lembrar de controlar a população de pulgas em todos os animais que convivem juntos e no ambiente e após um rigoroso controle das pulgas, os animais vão apresentar melhora do quadro alérgico.

     Saiba mais sobre pulgas no artigo/pulgas.