doenças 

início leptospirose

     Doença infecciosa grave, causada por bactérias da espécie "leptospira interrogans". A transmissão ocorre pela penetração da bactéria em mucosa e pele (lesionada ou íntegra), quando em contato com a água contaminada.

     É uma zoonose (pode ser transmitida ao homem) e assim como nos seres humanos, os animais doentes apresentam lesões no fígado e rins, que muitas vezes, os levam à morte. Acomete cães e raramente gatos.

     É um grave problema de saúde pública em países tropicais como o nosso, provocando altas taxas de mortalidade. A contaminação se dá muitas vezes pela urina de ratos e de animais contaminados.

     Sintomas: febre alta, perda de apetite, vômitos, diarréia, redução de peso em alguns casos, icterícia e hemorragia. O homem poderá apresentar os mesmos sinais dos cães, além de dores de cabeça, dores musculares e abdominais, problemas digestivos, feridas na pele, enjôo e urina escura.

     Prevenção: Pode ser prevenida através da vacinação de seu "amigdepatas". Cuidados com higiene são fundamentais, principalmente com a urina de animais, pois estes, podem estar contaminados e não apresentarem sintomas. Outro fator importante na prevenção é o controle de roedores, que é a principal fonte de contaminação.  

   

Voltar