doenças 

 
início limpeza de tártaro

     O tártaro, chamado atualmente como cálculo dentário, é o acúmulo de cálcio ao redor dos dentes, causado por bactérias presentes na boca do animal.

     A utilização de rações úmidas e/ou comida favorece o aparecimento de cálculo devido a diminuição do atrito na mastigação. Juntamente com o tártaro, aparecem as doenças periodontais como a periodontite e gengivite, o mau hálito, sangramentos espontâneos, queda dos dentes (devido a redução da gengiva), etc.

     A melhor forma de evitar o cálculo dentário é a mesma humana, ou seja, a escovação dos dentes diariamente. Para isso é necessário a utilização de produtos específicos para animais, como escovas com formato de dedais - facilitando a escovação, pastas dentais sem a presença de flúor (já que eles não cospem) e com sabores e odores atrativos aos animais. Alguns ossinhos e brinquedos por serem mais ásperos e duros ajudam na prevenção.

     Demonstraremos a seguir uma ilustração de um dente sadio e um dente com tártaro, respectivamente. Este segundo apresenta juntamente com o cálculo a perda de sustentação do dente, com a regressão da gengiva.

 
Voltar  
   

    

 

    Quando o seu "amigdepatas" apresenta tártaro é necessário levá-lo ao seu veterinário de confiança para que faça a limpeza de tártaro.

     Abaixo temos imagens de cães com tártaro (a esquerda) e a direita imagem após a remoção do mesmo pelo médico veterinário.

 
   
 
   

 

 

 

 

 

   

 

     Portanto não deixe de observar a boca do seu amigo, a limpeza de tártaro não é um ato somente estético, para remover o mau hálito, ou para seu animalzinho ficar cheiroso, mas sim um ato vital a saúde de seu "amigdepatas".