perguntas 

 
início frutas, posso dar?

 

     As rações atualmente são os alimentos mais completos e balanceados para seu "amigdepatas", mas isto não impede que possamos acrescentar alguns itens saudáveis a ela, como as frutas.

 

     Frutas são muito benéficas aos cães, já os gatos não se beneficiam muito, pois são considerados carnívoros verdadeiros, e estes somente adquirem determinados nutrientes com a ingestão de animais e não de plantas, como por exemplo a taurina. As rações de gatos possuem suplementação de taurina, diferente das de cães, saiba mais sobre rações clicando aqui.

 

     Para os cães as frutas ajudam a regular o intestino devido as fibras além de que o organismo canino tem recursos para aproveitar parte dos preciosos nutrientes das mesmas.

 

     Podemos utilizar as frutas como petiscos. Para tal, não devemos exagerar, não dê mais do que 10% da quantidade recomendada diariamente. Por exemplo, se o animal comer 500g de ração, pode ser dado até no máximo 50g de petiscos (desde frutas até ossinhos, biscoitos, etc). As frutas são uma ótima opção de petiscos para cães obesos, experimente.

 

     As frutas devem ser oferecidas sem sementes pois estas liberam substâncias que podem prejudicar seu "amigdepatas" (por exemplo a semente de maça libera cianeto no estômago).

 
Voltar  
   
   

 
   
    Abaixo relacionamos algumas frutas que podem ser consumidas.  

     Abacaxi

     Ameixa

     Amora

     Banana

     Caju

     Caqui

     Cereja (sem o caroço - liberam cianeto)

     Figo

     Framboesa

     Goiaba

     Laranja

     Maçãs (sem as sementes - liberam cianeto)

     Mamão

     Manga (sem o caroço)

     Melancia

     Melão

     Mexerica

     Morango

     Pêra

     Pêssego (sem caroço - liberam cianeto)

     Polpa de coco        

 

 

     Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nosso "amigdepatas" pode comer frutas cítricas. É só não exagerar na quantidade. O estômago dos cães é muito mais ácido do que qualquer fruta!

 

     Tem também as frutas que não recomendamos, listadas abaixo:

 

     Abacate - apesar de muitas pessoas relatarem que seus cães consomem essa fruta caída de árvores sem problema algum, a literatura científica cita que uma substância do abacate, a persina, pode causar transtornos gastrointestinais nos cães

     Uva e uva passa - muitos cães adoram uvas e passas, mas elas possuem uma toxina não identificada que pode provocar sérios danos renais aos cães