raças 

 
início

afghan hound

 
Voltar
 

   
       
   

Resumo das Características

Nacionalidade: Afeganistão
Classificação: Companhia
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de proteção: Moderado
Espaço necessário: Grande
Altura mínima: 63,5 cm
Altura máxima: 74 cm
Peso mínimo: 23 Kg
Peso máximo: 32 Kg
Nível de energia: Médio
Duração de exercícios/dia: 45 min
Cor: Todas
Tipo de pêlo: Longo, sedoso e leve
Troca de pêlo: Moderado
Necessidade de tosa: Não
   
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição da Raça

     Sua origem é Egípcia. Pelagem compacta, sedosa, de textura fina e cobrindo todo o corpo; orelhas pendulares e um topete de pelagem sedosa no alto da cabeça, acomodação a qualquer tipo de temperatura.

     Possui uma excelente visão e grande velocidade, sua elegante aparência e porte altivo e aristocrata o Afghan tem conquistado muita gente e é tido por muitos como "O REI DOS CÃES".
 
      A sua pelagem longa e sedosa, cresce gradativamente e chega ao auge quando o cão completa 3 ou 4 anos. O filhote possui apenas uma penugem por todo o corpo de textura lanosa, e um característico bigode que geralmente cai após os 12 meses.
 
      O corpo é esguio e os ossos ilíacos aparentes, características que o tornam muito veloz. É um cão atlético e necessita de exercícios constantes. Talvez por um reflexo de seu passado de caçador, um Afghan pode fugir em disparada se tiver oportunidade. 

     De temperamento reservado e muitas indiferentes com estranhos, é tido como um "amigdepatas" independente. Porém como as demais raças, é muito apegado ao seu dono, com quem gosta de compartilhar os passeios ou descansos no sofá, a sua comida predileta.
 
      Convive com outros cães tranqüilamente, só costuma atacar outros cães se for provocado.   

     Outra característica marcante na raça é a expressão original e o olhar distante, como se tivesse recordando os tempos passados. Daí vem a frase que todo criador fala: "UM AFGHAN NUNCA OLHA PARA VOCÊ, E SIM ATRAVÉS DE VOCÊ."

 

Cuidados Especiais

 

 

 

     Para que o cão possa ter a pelagem completa é necessário alguns cuidados especiais de seu dono. Os banhos devem ser semanais ou no máximo a cada quinze dias. Um banho bem dado, com produtos de boa qualidade dispensa as escovações durante a semana. A raça não requer tosa, mas pode ser feito o trimming no dorso e pescoço, pois neste lugares a pelagem é mais curta e lanosa.

     Uma alimentação balanceada, como uma ração de boa qualidade, e exercícios constantes é o suficiente para se ter um animal em boas condições.

 
 

 

 

 

Fotos da Raça