raças 

 
início

akita

 
Voltar
 

   
       
   

Resumo das Características

Nacionalidade: Japão
Classificação: Guarda
Porte: Grande
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de proteção: Grande
Espaço necessário: Grande
Altura mínima: 61 cm
Altura máxima: 71 cm
Peso mínimo: 34 Kg
Peso máximo: 50 Kg
Nível de energia: Médio
Duração de exercícios/dia: 60 min
Cor: Várias
Tipo de pêlo: Espesso e Curto
Troca de pêlo: Frequente
Necessidade de tosa: Não
   
       
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição da Raça

     Conhecido no mundo inteiro por ser o cão dos imperadores, e de que por muito tempo só à alta aristocracia japonesa era permitido possuir um exemplar destes cães, a verdade, é que tudo não passou de uma invenção dos japoneses para vender estes cães aos soldados americanos. Mesmo a estória sendo uma farsa, o verdadeiro akita não é menos nobre do que a lenda.

     Uma imensa estátua de um akita, chamada chuken hachi-ko (leal cão hachi), foi levantada nos anos 20, na estação de trem shibuya em tóquio. a homenagem é prestada pela lealdade do cão que por anos acompanhou e recebeu seu dono nesta mesma estação, quando ele ia e voltava do trabalho. Depois da morte de seu dono, o cão continuou a ir, diariamente, na estação e ficava esperando pelo dono falecido até que último trem chegasse à meia-noite. Esta visitas duraram 9 anos até que finalmente hachi morreu. Esta história de lealdade gerou um filme - Sempre ao seu Lado.

     Os Akitas são inteligentes, leais, devotados, alertas, corajosos e esnobes com estranhos. Aprendem rápido e tornam-se entediados, igualmente rápido.

     Para aqueles que não conhecem a verdadeira essência de um akita, a raça parece ser teimosa e desinteressada. Na verdade eles são muito cooperativos, se os métodos corretos de treinamento forem usados. Com estes cães dificilmente métodos a base de força bruta surtem efeito. Se tratados com gentileza, bom humor, paciência e de forma motivacional, os akitas terão o maior prazer em demonstrar o quanto gostam de trabalhar junto de seus donos.

     São excelentes cães de guarda, sem ficar latindo sem necessidade ou excessivamente. Ao  mesmo  tempo  que  são  dengosos e  amorosos  com  seus  familiares,  um "amigdepatas" akita não hesitará a atacar qualquer estranho que tente entrar na propriedade sem ser convidado.

     Akitas são cães limpos, que não devem ter dificuldade em aprender a fazer xixi e cocô em áreas preestabelecidas. apesar de ser uma raça bastante independente, preferem estar perto dos donos do que sozinhos no fundo do quintal.

 

Cuidados Especiais

 


     Esta raça tem uma expectativa média de vida de aproximadamente 12 anos de idade. Existem alguns registros de ocorrência de doenças graves, de que são exemplo a displasia coxo-femural, problemas do foro neurológico e entropia.

     O seu pêlo deve ser escovado mensalmente e com mais frequência na mudança de estações.

     Este é um cão que necessita de praticar bastante exercício físico já que o seu porte de atleta torna-se irrequieto se fechado em casa o dia todo. O ideal é que o levem a passear e a correr até duas horas por dia.

     Estes animais têm um apetite avultado, mas não desproporcional ao seu tamanho e constituição física. Uma alimentação equilibrada é crucial para que cresçam saudáveis.

     Duas vezes por ano os Akitas perdem seu sub-pêlo e isso significa MUITO pêlo caindo. Normalmente, o período de "muda" dura umas 3 semanas, e após esta queda intensa, os Akitas praticamente não perdem pêlos.

 

 
 

Fotos da Raça

 
   
   
   
 

* Fonte: LordCão