raças 

 
início

basset hound

 
Voltar
 

   
       
   

Resumo das Características

Nacionalidade: Inglaterra/EUA
Classificação: Companhia
Porte: Médio
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de proteção: Moderado
Espaço necessário: Médio
Altura mínima: 33 cm
Altura máxima: 38 cm
Peso mínimo: 18 Kg
Peso máximo: 27,2 Kg
Nível de energia: Baixo
Duração de exercícios/dia: 20 min
Cor: Tricolor
Tipo de pêlo: Curto
Troca de pêlo: Mínima
Necessidade de tosa: Não
   
       
 

Descrição da Raça

     O Basset Hound é uma raça adorável, possui o olhar meigo e "pidão" (irresistíveis e faz com que qualquer um se apaixone pela raça), se dá muito bem com crianças. Possui uma aparência "triste", mas pelo contrário, é um cão muito alegre e amoroso.

     Com a cabeça semelhante à do Bloodhound, de pernas curtas e com uma certa quantidade de pele solta, o Basset é uma das poucas raças de caça que se tornaram populares como cães de companhia.

     É um excelente farejador, possuindo um far apuradíssimo, sendo capaz de seguir um rastro por horas até encontrar o que procura. Portanto, se você não quer perder seu Basset Hound, não deixe de mantê-lo sempre à guia quando sair à rua, ou numa área bem delimitada, se morar em casa.

     Apesar de ser de porte pequeno e de não precisar de um espaço muito grande no lar, o Basset requer uma boa dose de exercícios diários.
Se deixados, eles vão passar a vida toda sem fazer nada, só pensando nas delícias da boa mesa, por outro lado, se levados para passear estes cãeszinhos são praticamente incansáveis.

     São muito teimosos e cabeças-duras, sendo considerados difíceis de treinar e difíceis de aprender o lugar certo de fazer xixi e cocô dentro de casa, mas com paciência e técnicas adequadas é capaz de aprender qualquer coisa.

     Um "amigdepatas" Basset é calmo, gentil, pouco agressivo e alegre, mas devido a sua grande independência é necessário ter disciplina e cuidados especiais com a definição clara da hierarquia familiar. Não são muito tolerantes com excesso de manipulação, tal como ser pego no colo, ser abraçado ou ter alguém pegando suas patas, orelhas e focinho. Também não demandam de muita atenção.

     É necessário ter um certo cuidado com a escovação dos pêlos, a pelagem do Basset Hound é curta, mas densa. Alguns especialistas afirmam que esta raça não se adapta bem a climas quentes.     

 
 

Cuidados Especiais

 

     Esta raça é frequentemente sensível a algumas doenças, como é o caso de dermatites alérgicas (alergia a vários alérgenos, como desinfetantes e cimento), instabilidade vertebral cervical (má formação das vértebras cervicais), luxação de patela (deslocamento do "joelho"), Doença de Von Willebrand (hereditário e afeta o processo de coagulação sangüínea) e atrofia progressiva da retina (aparece a partir dos 4 meses de idade, podendo levar à cegueira total).

 
 

Fotos da Raça

 
   
   
   
   
   
   
 

* Fonte: LordCão