desvermifugação 

início o conhecido "remedinho" para vermes

     A verminose (doença causada por vermes) pode diminuir o rendimento do animal, prejudicar seu desenvolvimento e até deixá-lo mais vulnerável a outras enfermidades, para evitar isso faz-se a desvermifugação.

     A desvermifugação ou desverminação (administração do vermífugo) se dá a partir de 15~21 dias em dose única, de acordo com o peso do filhote, reforçando em 15 dias e sempre a cada mês até 1 ano de idade. Cães adultos (após 1 ano) o vermífugo é dado a cada 3~4 meses de acordo com a infestação (quantidade de ovos de vermes no ambiente).

 
 
 

Filhotes (até 1 ano): cada mês

Cães adultos: cada 3~4 meses

 

     Por exemplo, se o seu "amigdepatas" vai sempre na mesma pracinha, onde esta também é frequentada por animais de rua ou não desverminados, ele deve tomar a cada 3 meses. Já se ele permanecer no mesmo quintal/casa, em contato somente com animais de casa e/ou desverminados pode tomar a cada 4 meses, devido a menor infestação no ambiente. Gatos que permanecem sempre dentro de apartamentos, fazendo as necessidades em caixinhas de areia podem até manter com a frequencia semestral (a cada 6 meses).

      Sempre que acontecer de passar do prazo estipulado, deve-se administrar o vermífugo em dose única e reforçar em 15 dias (de acordo com o peso); somente após o reforço que se deve voltar ao prazo (3~4 meses adultos e mensal filhotes).  

     Para a prevenção do "verme do coração", é necessário a desverminação mensal com vermífugo que especifique esta doença.