vacinas 

início vacina contra leishmaniose

     O esquema de vacinação contra a Leishmaniose se da somente após o exame para comprovação da soronegatividade para Leishmaniose Visceral Canina. A primovacinação inicia em cães a partir dos 4 meses de idade, saudáveis e portanto soronegativos para Leishmaniose.

     O protocolo completo deve ser feito com 3 (três) doses, respeitando um intervalo de 21 dias entre cada dose (aplicação). A revacinação deve ser feita anualmente ao fechar 1 ano da primeira dose, sendo repetida sempre para manter a resposta imune.

     O "amigdepatas" canino será considerado protegido 21 dias após a terceira dose da vacina. O animal poderá ser infectado antes ou durante o programa de vacinação, dai a importância da associação com outras medidas de controle principalmente neste período.

     O atestado de vacinação da Leishmaniose é diferente da carteirinha de vacinação, sendo um documento que registra o programa vacinal completo. Nele esta discriminado todas as informações referentes ao exame diagnóstico prévio, datas de vacinação e dados do animal e do proprietário, bem como a sua aprovação para o início do esquema de vacinação. Este atestado é composto por 2 vias, sendo que uma ficará com o proprietário e a outra com o médico veterinário responsável pela vacinação.

     Considerações: A vacina é apenas para cães saudáveis e soronegativos para Leishmaniose Visceral Canina. É obrigatória a realização de exame sorológico prévio, para detecção de cães previamente infectados. Por não terem sido conduzidos estudos da aplicação da vacina em fêmeas prenhes, não se recomenda a vacinação nesses animais.  

 

Voltar