vacinas 

início vacina contra leptospirose

     A Leptospiose provoca alto índice de mortalidade e é considerada uma zoonose (doença que os animais podem transmitir aos seres humanos). É causada por uma bactéria que apresenta várias linhagens patogênicas ou sorogrupos e a transmissão se dá pelo contato direto com o animal doente ou pela ingestão de alimentos, água e urina contaminados. Vários "amigdepatas" podem funcionar como reservatório da leptospirose sendo os ratos muito importantes no processo de transmissão.

     Sintomas: hemorragia, icterícia, febre, inapetência, vômitos e urina de coloração amarronzada.

     A vacina contra a leptospirose é encontrada avulsa ou incluída nas polivalentes (v10 e V8). É uma vacina injetável de aplicação subcutânea. A vacina avulsa contém os mesmos sorovares (Leptospira canicola, Leptospira icterohaemorrhagiae, Leptospira pomona e Leptospira grippotyphosa) que a polivalente V10, já nas polivalentes V8 e v6¨somente é encontrado 2, dos 4 citados anteriormente.

     A vacinação é feita anualmente com as polivalentes, mas conforme a localidade, infestação, e hábitos dos animais a serem vacinados (por exemplo, animais caçadores); onde o risco e a contaminação é maior, é necessário reforço semestral. O veterinário é responsável por lhe orientar sobre quais riscos e frequencia de vacinação específica para o seu animal.

    

Voltar