vacinas 

 
início vacina polivalente felina

     A vacina polivalente felina encontra-se em 3 apresentações, V5 (Quíntupla), V4 (Quádrupla) e V3 (Tríplice). A seguir explicaremos a diferença entre elas.

     A primovacinação (as primeiras vacinas do animalzinho) deve ser feita em 2 ou 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias.

     A vacinação inicia a partir dos 60 dias de vida. É muito importante a desvermifugação, pois o animalzinho para ser vacinado necessita estar bem de saúde, não apresentando nenhum sinal de doenças, entre eles: diarréia, vômito, febre, falta de apetite, apatia, entre outros. Se o filhote apresentar verminose, este pode estar debilitado devido aos vermes presentes no seu organismo, não respondendo adequadamente a vacinação.  

     O "amigdepatas" deve permanece em "quarentena" até 15 dias após a segunda dose da vacina. É importante ressaltar a quarentena, pois o filhote somente estará protegido dos agentes externos neste período. Na quarentena inclui banho em Pet Shops, passeios em praças e na rua; não deve ter contato com animais doentes e/ou sem vacinas.

     A revacinação é anualmente.

     A diferença entre as polivalentes V5, V4 e V3 veremos abaixo.

 V5 (Quíntupla)

     A vacina polivalente V5 é chamada assim, devido ao número de doenças a qual ela previne, sendo-as: Panleucopenia, Complexo da Gripe (Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose) e Leucemia. É a mais completa do mercado.

     O que diferencia esta das outras é a proteção contra a Leucemia Felina, que é uma doença grave e incurável, ela tem caráter imunosupressor, ou  seja, predispõe o felino a adquirir diversas outras enfermidades, também chamada de AIDS felina.

     Importante vacinar animais que tem acesso a rua ou que recebem visitas de outros gatos no ambiente em que vivem, pois estes estão mais sujeitos a contrair a doença. Gatos que tem dono "gateiro" também é muito importante, devido ao contato frequente com gatos novos, que podem ou não ter a doença.

V4 (Quádrupla)

     A vacina polivalente V4 previne a: Panleucopenia e Complexo da Gripe (Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose).  

     Esta polivalente não apresenta a Leucemia, mas se diferencia da V3 pela Clamidiose. Esta doença acomete o sistema respiratório causando uma infecção crônica em gatos, se caracteriza por conjuntivite, sinais respiratórios e pneumonite.

     De acordo com a literatura, a Clamidiose tem potencial zoonótico, ou seja, pode causar conjuntivite em humanos.

V3 (Tríplice)

     A vacina polivalente V3 previne a: Panleucopenia e 2 doenças do Complexo da Gripe, (Rinotraqueíte e Calicivirose).  

     Esta é a vacina mais simples, mas não menos importante. Promove proteção a doenças respiratórias (Rinotraqueíte e Calicivirose) e a Panleucopenia, também chamada de"Parvovirose Felina", por produzir quadros de diarréia e desidratação que pode evoluir rapidamente para o óbito.

    

 
Voltar