vacinas 

início vacina anti-rábica

     A raiva é uma doença infecto-contagiosa e uma zoonose (pode ser transmitida dos animais ao seres humanos) é causada por um vírus que atinge vários mamíferos (como cães e gatos), podendo levar a graves distúrbios no sistema nervoso central, levando a morte.

     A vacinação é feita a partir dos 120 dias de idade (4 meses) e repetidas anualmente. Não é aconselhável vacinar cadelas/gatas grávidas, nem filhotes que tenham menos de 3 meses de idade ou que não estejam saudáveis, para isto leve-os ao veterinário.

     Durante o mês de agosto que as campanhas de vacinação contra a raiva costumam acontecer em todo o país, através do Centro de Zoonoses. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal mantêm a doença sob controle e não há registro de casos. Entretanto não devemos deixar de vacinar nossos "amigdepatas", já que vivemos em uma cidade turística, e junto com os turistas seus animais de estimação.

    Salientamos também que a vacinação contra a raiva é exigência para a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) para viagens.

 

Voltar